Faça do seu jogo de tênis, uma rodada de negócios
Quem já jogou ou joga tênis - seja no clube, no condomínio, na quadra do amigo – percebeu que a modalidade aproxima e conecta muitas oportunidades de negócios... Seja ele um novo empreendimento, uma nova parceria, uma nova venda, uma nova compra, ou até mesmo uma simples troca de contato. O fato é que no mundo do tênis, muitas oportunidades são geradas dentro e fora das quadras.
Uma pesquisa realizada por uma das revistas mais importante no mundo dos negócios, mostrou que o tênis é o esporte mais praticado entre os Presidentes, CEOs e Diretores de empresas: 89% dos presidentes das 500 maiores empresas do Brasil afirmam que o esporte é uma grande ferramenta estratégica para o marketing de relacionamento.
Bom... chega de teoria e vamos para prática!
Você deve estar se perguntado: Como o tênis pode me trazer bons negócios?
Primeira dica que o fatis.com dá para você é: participe de torneios!
Seja um torneio mais simples do seu bairro ou cidade, ou o mais sofisticado; Participe! Geralmente, um torneio de tênis conta com cinquenta, setenta ou mais de cem pessoas envolvidas. Procure saber quem são seus adversários em quadra – as vezes ele pode ser um cliente potencial.
Mas lembre-se que nos torneios não é momento para você se “vender” ou mostrar seu currículo! Em um torneio de tênis, se fala de Tênis! E quanto mais de tênis você souber, mais sua conversa pode se tornar atrativa!
Só que vá com calma: ninguém quer ficar ouvindo você o tempo todo! Seja cortês e dê espaço para todos conversarem... o ideal é você estar por dentro de todos assuntos relacionados ao tênis – regras, torneios, ranking, ATP, ITF, e principalmente: as ações sociais que os jogadores (amadores ou profissionais) realizam no dia a dia -, mas não sair falando que sabe de tudo!
Sabe aquele “amigo” que sempre ganha de 6-0 / 6-0 e fala pra todo mundo? Fuja dele! Empresários e Gestores enaltecem a humildade! E as vezes, mesmo você tendo condições de ganhar de um duplo 6-0, compensa você deixar seu adversário ganhar – pelo menos alguns games - para criar um bom ambiente e relacionamento!
A segunda dica que fastis.com revela é: jogue duplas!
Principalmente em eventos ou torneios “sociais”. O tênis é um esporte muito individual... porém, quando você joga com um parceiro a conversa dentro de quadra cria mais corpo!
Mesmo que você sente aquela “pressão” de não errar, em um jogo de duplas a descontração é maior. Sempre que estiver em uma nova quadra, ou um local com muitas pessoas, sugira jogar em duplas!
Ah... mas não se esqueça: seu parceiro também erra! E você está em quadra para gerar oportunidades de negócio; não para provar que você é melhor!
A “ultima” dica que o fastis.com traz para você e a mais essencial - no qual provavelmente todos praticam é: fique para o “social”!
No clube após os jogos ou torneios, muitos de nós com a correria do dia-a-dia, querem jogar e ir embora! Mas lembre-se que nesses momentos esportivos são quando as pessoas usam para desestressar! E geralmente, após aquela partida dura - ou aquela partida fácil, dependendo de como foi o resultado final do jogo para você -, o “social” no restaurante, cantina ou bar faz toda a diferença. Permaneça no local e faça mais contatos. E sempre quando houver a oportunidade – geralmente, deixe alguém lhe perguntar – fale em poucas palavras com o que você trabalha!
A ideia de você falar pouco sobre o que você faz, é deixar as pessoas “curiosas” e com vontade de saber mais sobre você. É nesse momento que você percebe que se abriu a oportunidade de fazer negócios! Mas não se esqueça: não seja o último a ir embora e nem exagere na bebida.
Pronto! Agora que você já sabe como buscar e captar novas oportunidades de negócios dentro do tênis, é hora de jogar! Marque seu jogo em duplas... Busque torneios que ofereçam oportunidades de conhecer mais pessoas... Organize para ficar no clube após o bate-bola... e não se esqueça que o ponto principal é você se divertir!